Imagine andar em um SUV capaz de passar incólume pelo piso mal conservado da maioria das vias de São Paulo e direto pelos postos que estão vendendo o litro da gasolina por quase R$ 7. Com autonomia declarada de 400 km, dois motores de 204 cv em cada eixo e com a nova plataforma do sistema multimídia desenvolvida em parceria com o Google, além do design clean escandinavo, foi difícil ter que devolver o carro no final do teste.
Já estamos conseguindo ter algum parâmetro quando o assunto é carro elétrico, uma vez que, apesar do Brasil ainda estar longe de ter a infra-estrutura ideal, já existem algumas novidades eletrificadas no país. Inclusive, a reportagem de iG Carros chegou a fazer até um comparativo de elétricos, e o Volvo XC40 Recharge P8 AWD foi o melhor modelo que tivemos acesso até agora.
Até na calibragem do chamado epedal, o Volvo nos surpreendeu. Sim, se você escolher dirigir apenas com acelerador, vai notar a facilidade com que o carro consegue acelerar e frear no tempo certo (e sem sustos) usando apenas o pedal da direita. E tudo com bastante agilidade e segurança.
Está achando um exagero? Que tal um acelerar de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos? Para frear, a discos nas quatro rodas e, conforme dados da fabricante, o XC40 elétrico precisa apenas de 36 metros para parar completamente, vindo a 100 km/h.
E se a ideia é ir devagar, o XC40 elétrico também é capaz de rodar com conforto e com todo silêncio. Com todos os vidros fechados, o isolamento acústico consegue filtrar até o ruído característico dos modelos 100% elétricos.
Também gostei da assistência da direção, leve nas manobras e com a firmeza necessária conforme vai aumentando a velocidade, além de ter bons 11,4 m de diâmetro de giro, o que facilita as manobras em espaços apertados
A distância livre do solo de 17,6 cm é o suficiente para passar por valetas e lombadas sem nenhuma dificuldade e ainda deixar o carro estável nas curvas. Se passar um pouco do ponto, entram em ação os controles eletrônicos. E nas ladeiras nem é preciso pisar no freio para segurar o carro parado, por causa do Auto Hold.
Aliás, a lista de equipamentos é longa e inclui alertas de ponto cego e tráfego cruzado traseiro, controlador de velocidade adaptativo, frenagem de emergência, entre vários outros, entre os quais teto solar panorâmico, tampa do porta-malas motorizada e leitor de placas de sinalização.
Fonte: IG Carros